top of page
Foto do escritorJoyce

Tenho medo de crescer

Atualizado: 30 de abr. de 2020



Esta semana eu decidi falar sobre o quanto eu tenho medo de crescer. Eu nunca tive uma infância muito fácil em termos do psicologico mas para mim a minha adolescência (ainda sou uma adolescente) foi a melhor fase da minha vida e o que os vossos pais dizem sobre o quanto é bom ser uma criança/adolescente e que gostariam de voltar atrás e eles têm razão é tão bom ser uma criança. é tão bom bricar na rua com os vizinhos, é tão bom estar em casa sem fazer nada, é tão bom ser inocente!

Hoje me arrependo de não ter aproveitado tanto ser uma criança, eu nunca fui uma criança de sair de casa para ir brincar na rua com os meus vizinhos porque tinha muito medo de que eles me rejeitassem como os meus colegas da escola (falei um pouco disso no segundo post do meu blog) porque eles me faziam muito bullying então nunca tive coragem e nem vontade, talvez por medo, de conhecer pessoas novas e hoje vejo que tudo iria ser diferente se eu o tivesse feito.


Hoje a minha mãe me conta muitas histórias de quando eu era mais pequena e é muito bom ouvir-las porque me faz perceber que nem tudo na minha vida são coisas más e é muito engraçado saber das nossas manias do passado. Eu era uma criança muito agitada e que não gostava de brincar sozinha (ainda não gosto de estar muito sozinha, mas aprecio esses momentos porque são necessarios), antes do meu irmão nascer me sentia muito sozinha e sempre tentava colocar os meus pais para brincar comigo ou estar comigo por mais tempo. Eu acordava o meu pai todos os dias para nós ver-mos o rei leão e ele durmia durante o filme e eu lhe acordava de novo chamando-o para prestar atenção, ele até aprendeu todas as músicas!

Eu tinha uma melhor amiga no jardim de infância que andavamos sempre juntas e eramos inseparáveis, infelismente mudei de escola quando fui para a primeira classe então acabamos por perder contacto e só começamos a nos falar de novo na minha adolescência. Quando mudei de escola tudo começou a desandar porque todos os que estudavam lá já se conheciam antes então eu era meio que excluída acabei por fazer uma amiga por lá mas ela mudou-se para a minha outra escola então acabei por me encontrar sozinha de novo. Para dizer a verdade eu nunca gostei da escola na verdade detestava, porque foi lá que a minha autoestima desceu juntamente com as minhas notas, os meus colegas não davam com a minha cara e nem alguns dos professores, acho que o único motivo que mantinha a escola suportável era as continas que trabalhavam lá e algumas das atividades que faziamos. Não me mudaram de escola antes porque realmente o ensino era bom e acabou por me ajudar um bocado no liceu mas não valeu muito o esforço.


A minha adolescência foi a melhor fase da minha vida até agora, por vários motivos muitos professores realmente apreciavam as minhas ideias e os trabalhos que eu fazia e fiz imensos amigos, a minha autoestima voltou a crescer e as minhas notas também eu realmente estava na melhor fase da minha vida mas claro tudo na vida não são rosas tive problemas com colegas que não me suportavam por algum motivo, professores que esperavam ainda mais de mim e relacionamentos amorosos que não deram certo. Mas pensando bem isso me fez entender que ninguém é perfeito e todos tem o seu jeitinho de ser e de estar e o mais importante ainda tu não precisas que todos gostam de ti, da maneira do que tu pensas e fazes as coisas, e está tudo bem. Quando eu tinha os meus 14-15 anos eu pensava muito mais no que as pessoas iam falar sobre mim e eu achava que o problema era só meu e que eu é que deveria mudar mas hoje eu entendo que nem sempre sou eu que preciso mudar é a pessoa que não suporta mais o jeito que eu soupor algum motivo e não podemos culpar a pessoa porque ela não tem culpa e não gostar do que temos para disser ou da nossa personalidade e tudo bem porque nós somos as primeiras pessoas que tem que gostar de nós, pessoas vêm e vão outras ficam e como estamos numa fase de aprendizado vamos dando conta que essa pessoa fez parte da minha vida lá atrás e foi importante mas agora já não é mais porque o tempo passa e vamos crescendo e evoluindo e quando percebemos que essa pessoa não nos ensina nada ou não faz parte mais da sua vida você tem que o deixar ir. Eu também tinha muitos problemas com o meu corpo na forma como eu me punha pra baixo em vez de ser a primeira a me pôr para cima com elógios, hoje estou a fazer isso menos porque eu tenho que gostar de mim mesma em primeiro lugar então hoje eu aceito um pouco mais o meu corpo ( não totalmente), eu amo o meu cabelo cacheado ainda mais, as minhas unhas. espinhas, estrias, enfim todo o meu corpo me respeito muito mais do que quando eu era mais pequena.


A maturidade é uma palavra bem engraçada porque muita gente fala sobre isso mas pouca gente tem isso, para ser sincera muita gente diz que eu sou matura e encaro as coisas de um jeito profissional e as minhas opiniões sobre determinados assuntos são muito fortes e maduros, Mas assim eu não me sinto uma pessoa totalmente madura e eu ainda estou num processo de muita aprendizagem do saber estar e conviver, então eu acho que é muito cedo para saber se eu sou ou não, mas o que posso dizer e disso eu tenho a certeza é que eu sou aberta a novas ideias e opiniões então eu mudo de opinião muitas vezes com o que passa na sociedade hoje em dia, então eu acredito que esse é um dos caminhos para chegar á maturidade. E como adulescente quanse adulta porque para quem não sabe vou fazer 18 no próximo ano, infelismente, eu já fiz muita coisa errada que eu me arrependo muito de ter feito durante toda a minha infância, mas é o que todos fazem não somos ser humanos perfeitos e graças a Deus que tenho pessoas que preocupam comigo e me dizem que isto ou aquilo é errado, e eu não gosto de cometer esses erros mas faz parte da aprendizagem da vida. E a é nesses erros que passas a saber se és matura o suficiente ou não porque é atravez do erro que aprendes o que é certo e o que é errado, a admiti-lo e a não voltar a repeti-lo.


Resumindo a vida adulta é muito complicada e muitas vezes esses erros não tem segundas chances, para além do não ter tempo para nada e muitas responsabilidades. Tenho medo de crescer e não voltar a ter a inocência que eu tinha antes, de não voltar a ter aquele riso de criança, a não voltar a ter os problemas que temos quando somos adolescentes. O mundo adulto é todo preto e branco e todos estão mais despostos a te julgar do que elogiar. Então aproveita cada partezinha da tua vida, faz dos momentos tristes os mais felizes, aproveita os teus pais. familiares e amigos e aproveita a ti mesmo.


Espero que tenham gostado do post comentem e se gostarem mais desses tipos de posts por favor me diz para puder fazer mais, bjs até a próxima semana



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page